Consulta PIS 2017 passo a passo

Acompanhe o passo a passo para fazer a consulta PIS 2017

Fazer uma Consulta PIS é muito importante para você saber se realmente terá direito ou não a sacar o PIS em 2017, verificar o calendário de pagamento de acordo com sua data de nascimento para se programar. Existem algumas formas de fazer essa consulta e iremos mostrar a seguir.


Consultar PIS PASEP Online
Consultar PIS PASEP Online

Muitos ainda tem algumas dúvidas sobre como consultar o PIS, afinal de contas quem não gosta de um dinheiro extra para poder auxiliar nas tantas contas que temos para pagar no dia a dia. A consulta é simples e grátis, você pode fazer online.

Consulta PIS PASEP

Antes de começar vamos entender um pouco mais sobre o que é PIS / PASEP: O PIS é um número composto por onze dígitos, que cada trabalhador recebe em sua carteira de trabalho, neste caso, trabalhadores da iniciativa privada, aos trabalhadores vinculados a órgãos públicas possuem o PASEP, que é a mesma coisa porém com outra nomenclatura mas ambos servem para a mesma finalidade.

O PIS Programa de Integração Social é um programa de complementação de renda da população gerido pelo governo. Até a Constituição de 1988, a arrecadação do PIS-COFINS era destinada para o programa,  e seus rendimentos podem ser sacadas todos os anos pelo trabalhador.

Objetivando fazer uma melhor distribuição de renda e tentar assim amenizar a enorme disparidade de renda que o país tem, nasceu o programa PIS PASEP, melhorando um pouco a renda do trabalhador de salários menores.


Conforme falamos, o abono PASEP é para funcionários públicos, e tem o fundo gerido pelo Banco do Brasil, já o PIS (funcionários de empresas privadas) é gerido e pago pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Quem tem direito ao Abono Salarial PIS PASEP?

Para ter direito ao PIS o trabalhador precisa preencher os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Algumas regras mudaram com o passar do tempo, o matrimônio por exemplo não é mais motivo para o saque do PIS. Há também outras formas de abono salarial, como o que é pago à pescadores, entre outros.

Como Consulta PIS passo a passo:

Para consultar o PIS você poderá escolher uma das opções abaixo:

  1. Consulta PIS Pela Internet
Consulta PIS
Consulta PIS (Imagem Reprodução – CEF)
  • Acesse o site oficial da CEF Informe seu número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP): https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
  • Depois preencha o número do seu cartão cidadão;
  • Resolva o Captcha
  • Senha: Caso não tenha senha ou não se lembre utilize os botões “Esqueci senha” ou “Trocar senha” para gerar uma nova.
  1. Consulta Pessoalmente
  • Vá até uma agencia da Caixa mais próxima da sua casa e faça a consulta do PIS, ou agencia do BB para consultar PASEP.

Esperamos ter ajudado você com essas informações para consultar o PIS, em caso de dúvida fique a vontade para comentar logo abaixo, teremos prazer em ajudar.


Para outras informações sobre o Abono Salarial você pode entrar em contato pelo Atendimento Caixa ao Cidadão – 0800 726 0207 ou em qualquer agência da Caixa ou Banco do Brasil (PASEP).

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *